[Resenha] Ghostgirl - Tonya Hurley

Livro: Ghostgirl
Autora: Tonya Hurley
Editora: Agir
Número de páginas: 321
Classificação: 5/5 (favorito)

Minha opinião:

Charlotte Usher se sente invisível. Na Escola Hawthorne, seus professores, colegas de turma e especialmente o garoto dos seus sonhos - Damen - mal parecem notar a sua existência. Disposta a conquistá-lo, ela decide mudar o cabelo, usar roupas novas e até se arrisca em fazer uma maquiagem. Ironia do destino, ou não, ela é escolhida para fazer dupla com ele, e ainda aceita lhe para dar aulas particulares de física, a fim de ajudá-lo a melhorar sua nota. Porém, antes de realizar seu grande sonho, ela morre de uma forma estúpida.

Mas a morte não é o seu fim. Após morrer, ela acorda em um universo paralelo, onde precisa continuar frequentando a escola com outros alunos "mortos". Juntos, eles  terão que descobrir a questão que deixaram mal resolvida para seguirem em frente. Charlotte acha que sua questão mal resolvida é ir ao baile com Damen, e ao descobrir que a única pessoa que pode vê-la é a Scarlet - irmã de Petula que namora com Damen - ela fará de tudo para ter outra chance de ser popular.
"Eu era só uma pessoa para o mundo, mas sonhava em ser o mundo para uma pessoa." -gg
Com uma história rápida e divertida, Tonya consegue dar "vida" aos mortos em seu romance de estreia. Em Ghostgirl temos a CDF "invisível", o garoto lindo e o timinho das líderes de torcida sem cérebro, comandado por Petula. O enredo pode parecer clichê, mas a condição da personagem principal é o que torna a história única.
Tudo o que Charlotte queria era ser aceita no grupinho das populares, mas sua terrível morte põe fim aos planos (ou não!). Já no mundo dos mortos, ela decide enfrentar seus colegas e fazer de tudo para alcançar a popularidade e o coração de Damen, mesmo que para isso seja preciso usar seus poderes sobrenaturais, que foram estritamente proibidos por seu professor, o Sr. Cérebro.

Fonte
O livro é maravilhoso, começando pela capa onde o caixão é vazado, até a diagramação toda em preto transmitindo o clima gótico da leitura (vide fotos). Apesar de tratar de um assunto sério como a morte, a autora em nenhum momento deixa o texto com um ar pesado e mórbido, pelo contrário, a história é tragicômica e recheada de humor negro.
Fonte

Os personagens são perfeitamente construídos, desde as patricinhas fúteis até os alunos mortos. Cada aluno morto possui um "nome de funeral", escolhido através da causa da morte. Os corpos conservam a aparência que o adolescente tinha quando morreu, rendendo assim, descrições hilárias como a menina de apelido "alô Kim", morta com um buraco na cabeça causado pela radiação do celular. A "líder" dos mortos é Prue, uma adolescente que ninguém sabe a causa da morte e parece odiar Charlotte. Apesar da obsessão em ficar com Damen, me identifiquei muito com a personagem e seus pensamentos super engraçados.

No mundo dos vivos a personagem que eu mais gostei foi Scarlet, uma gótica sarcástica que vive implicando com sua irmã Petula. Ela é a única que pode ver Charlotte e após aceitar ajudá-la em sua missão, as duas iniciam uma bela amizade. O final foi bastante satisfatório, e o livro virou meu favorito.

Mais do que uma história sombria em um ambiente soturno, Ghostgirl é uma crítica muito bem elaborada aos grupinhos das escolas americanas, onde para ser aceito é preciso ter uma aparência perfeita. Embora no Brasil não exista grupo de líderes de torcida, muitos adolescentes sofrem o mesmo drama de Charlotte, tentando se encaixar nos padrões estabelecidos para ser popular.
Para os fãs de Tim Burton e Edgar Allan Poe (como eu), está é uma obra imperdível.

Abaixo deixo o trailler super fofinho. Toda vez que eu assisto dá vontade de chorar e reler o livro:

34 comentários:

  1. Já queria ler esse livro apenas para descontrair, porque pelo que me parece é mais para crianças e não é o tipo livro-infantil que eu gosto XD

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Jaqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo no seu blog, achei bem interessante e pela a sua resenha vale muito a pena, parabéns pela resenha.

    Abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque, nunca tinha visto nada sobre esse livro, mas parece mesmo uma história totalmente autêntica! Adorei. A situação da protagonista é realmente única, deve ser mesmo divertido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro
    Mas ele parece ser bem triste e fofo ao mesmo tempo, diria emocionante
    Gostei e fiquei curiosa a respeito
    E esses desenhos no livro são lindos

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Jack,estou louca para ler esse livro,eu vi nas lojas americanas esses dias;Adorei sua resenha.
    A capa parece linda.Me lembrou um pouco, A Noiva Cadáver.
    Boa semana!
    Mariana - World of Tori Vega.

    ResponderExcluir
  6. Que livro bom Jacque,
    bem descontraído,
    parabéns pela ótima resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque!
    Achei sua resenha muito bacana. Parece mesmo ser um livro divertido apesar do tema sério. O que é mais interessante mesmo é essa crítica às pessoas que vivem da aparência e querem impor esse tipo de coisa a todas ao seu redor.
    Realmente parece muito com algum filme de Tim Burton... é a cara dele! rsrs Quem sabe ele não se interessa e faz um filme baseado nesse livro, né?
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Oie!

    Awwww, fiquei com vontade de ler o livro ><" hahaha

    Cheguei a ver ele numa livraria uma vez, peguei na mão e tudo, mas deixei pra lá. Agora, me arrependi.

    Tem muito livro que pega essa formulinha clichê e consegue fazer maravilhas, né? *-* Adoro hahahaha

    Beijooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  9. Amigaa..
    Que livro diferente, mas eu gostei. Apesar de eu odiar morte e tals, como vc disse, o livro não transmite tristeza.. Vou procurar viu... me interessei bastante.
    Saudade...
    Passa lá.

    Beijossss

    TeLa
    Penseira Literaria

    ResponderExcluir
  10. Oi Jaque, esse livro me lembra o Tim B. como vc mesma citou!!
    Eu pensei que talvez ele seja mais direcionado ao publico infantil, pela capa e as ilustrações, mais fiquei meia confusa com isso, pelo tema citado e sinopse...

    Beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Pelo que vc diz o livro parecen bem gostoso de ler, gostei!!
    Ai, fiquei curiosa para ver a capa de perto =)

    Bjinhs
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Jacque adorei a resenha!
    Acabei de ler esse livro, mas ainda não fiz minha resenha. Estava um tempão para ler e acabei me surpreendendo com ele. Pensei que era mais juvenil, mas adorei!

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ow Jacque, para ow... rsrsrs
    Toda vez que visito seu blog tem resenha de me fazer surtar, quero esse livro, quero muito, adoro o gênero e amei sua resenha, agora preciso ler Ghostgirl, URGENTE.
    Sua resenha instigou meu lado dark adormecido, sim, eu fui daquelas que tomava vinho no cemitério com o coveiro de plantão, sério *.*
    Adorei a temática do livro, amei a capa e a história então...nem se fala, parabéns mais uma vez por essa dica preciosa .

    Beijão em dobro hoje \o

    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Jacque, que resenha mais OUUNT *---*
    Eu já vi o livro por aí mas sempre fquei com o pé atrás por causa dele ter a questão da garota morrer e tal.
    Mas nunca havia lido resenha sobre ele (Não que eu me lembre) e agora fiquei doida para ler uma vez que tua resenha tá bem misteriosa. Lá nos eua é uma questão bem complicada essas panelinhas, mas é um assunto que rende bastante. O book trailer é lindinho de mais, só que dá uma dorzinha no coração.
    Como eu prometi que só voltarei a comprar séries quando acabar alguma das que já iniciei não sei quando vou ler. Mas pela tua resenha é óbvio que talvez eu quebre essa promessa.
    :D
    Beijos linda :*
    @pirulitolimao

    ResponderExcluir
  15. Jacqueline,
    Eu tenho um interesse especial por esse livro desde a primeira resenha que li dele no Viagem Literária. Apesar de aparentemente ser bem infantil, gosto da aura meio obscura e cômica, ao mesmo tempo, que ele carrega com a morte.
    Não sei se consigo imaginar Edgar Allan Poe num texto tão aparentemente inocente, mas Tim Burton com todas as suas estranhezas, certamente.
    Sua resenha ficou ótima :)

    Beijão!
    Ana - Na Parede do Quarto

    ResponderExcluir
  16. Oi Jacque!
    Eu não conhecia esse livro.
    A sua resenha empolgada, me deixou doida para conhecê-lo!
    Realmente parece ser uma leitura super gostosa! E, se for no estilo Tim Burton e Allan Poe, estou dentro! \o/
    Vou ir lá no Skoob olhar as outras resenhas. :D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  17. Só posso dizer uma coisa
    EU QUERO ESSE LIVRO
    sem mais
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Eu não conhecia esse livro. Gostei da dica!!!
    Já seguindo o blog! Convido-a para seguir:
    eternamente-princesa.blogspot.com

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Jac linda! amei a resenha ♥
    pela capa eu não daria muito pelo livro, mas depois da sua resenha eu preciso ler. tenho uma tendencia meio gótica (mas é gótico-gabi, muito controverso e complicado para entender ;P)

    Lindíssimas as fotos por dentro!
    Beijitos

    ResponderExcluir
  20. A capa é bem interessante! Gostei muito da resenha, mais não tenho certeza se iria gostar da leitura do mesmo. Gostei também do trailer*
    Beijos :)

    Venha Participar:
    Promoção: Escolha a capa do novo livro do autor Maurício Gomyde. Sortearemos 20 boxes com os 3 livros do autor. Participe! http://migre.me/8ZchS

    ResponderExcluir
  21. AWN, me apaixonei! Sou fã de Tim e Edgar, adoro contos góticos. Fiquei com água na boca lendo a resenha agora :( o book trailer é tão fofo, vou morrer, quero agoraaaaa *SURTA* ! HAUSH


    Beijos ;)
    Mih - Cheirolivros.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Jack, tudo bom?
    Gostei da resenha. Não tinha me interessado tanto pelo livro, não sei pq, dava uma imagem de ser bemm infantil (pelo menos para mim). Eu leria sim, e me interessei pela história. Já vi a diagramação do livro e é muito bem feita. Achei que a morte dela era spoiler kkk fiquei aqui pensando "aaah ela contou que ela morre :(", mas aí eu vi que não é spoiler kkk
    Fiquei curiosa, você deu como 5 estrelas + favorito :)

    Beijinhos
    Daisy
    nuvemdeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oi Jacque,
    Tudo bem?
    Já tinha ouvido falar nesse livro, porém nunca tinha visto ele, nem a diagramação que por sinal me chamou bastante atenção.
    Quando estava lendo a resenha pensei igual a Daisy, pensei que você tinha falado um Spoiler rs
    Adorei a resenha.

    Beijos
    Boa semana
    Mari - Blog Stories And Advic
    http://marifriend.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Sua Resenha fez com que eu me interessasse e muito em ler esse livro. Parece ser aquele tipo de leitura gostosa que nos faz rir e refletir sobre algumas coisas. Já esta na minha listinha de compras, pois dei algumas risadas com a sua resenha rsrs, principalmente com a Alô Kim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  25. Tipooooooooooo, quero ler esse livro AGORA. Deve ter sido difícil falar sobre 'morte' de forma leve, sem ser mórbida. Adorei, gêmula. Mais um pra wishlist! ;)

    Beijooos

    ResponderExcluir
  26. Jacque, que resenha mais linda... Me conquistou! =)
    Adorei a capa e as demais ilustrações, são todas fantásticas. Que ótimo trabalho que a editora fez com a diagramação, hein.

    Sou muito fã de Tim Burton e Edgar Allan Poe! *-* Já vi que vou adorar este livro. A história parece ser muito boa.

    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Só de ler sua resenha já fui imaginando um filme criado pelo Tim Burton. Será que ele já adquiriu os direitos da obra?
    bjo

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Nunca tinha visto esse livro. Mas a diagramação é linda.
    E a sua resenha me fez ficar interessado.
    Amei a resenha!
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    P.S.:Ri muuuito com o teu comentário no blog! rsrs

    ResponderExcluir
  29. o livro me interessou pela capa quando o vi na livraria :) de fato, o enredo é clichê, mas parece ter sido executado de forma bem legal...

    ResponderExcluir
  30. Morro de vontade de ler este livro, além de ter uma capa e a diagramação lindas, a estória parece ser incrível, adorei a sua resenha, ela me deixou ainda mais louca para ler este livro kk. E eu sou adoro Tim Burton e Edgar Allan Poe, ou seja, tenho mesmo que ler o livro kk.
    Beijos.

    http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Super capricho essas resenhas da Jacque, tem até foto *.* essa blogueira é eficiente!

    Paquero esse livro faz tempo, parece perfeito! Preciso de uma história assim.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  32. Demais a sua resenha! Adorei o trailer do livro *-*
    Sou fã do Tim Burton então tenho que ler esse livro logo!

    Beijinhos
    Renata Almeida
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Ai nossa, amei a resenha e a sinopse,
    com certeza essa vai para a minha estante de desejos ^ ^

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...