[Resenha] Bem mais perto - Susane Colasanti

Livro: Bem mais perto
Autora: Susane Colasanti
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 236
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Brooke está decidida a conquistar o amor de sua vida. Ela acha que Scott é sua alma gêmea, e quando revelar que o ama, os dois irão viver um verdadeiro conto de fadas. Sendo assim, quando ela descobre que ele está de mudança para Nova York, não pensa duas vezes em fazer as malas e ir atrás do seu amor.

Chegando em NY, ela passa a morar com o pai que não vê a mais de 6 anos. Além da revelação dos seus sentimentos para Scott, ela terá que lidar com um pai ausente, e também a adaptação na nova escola.
" As pessoas destroem sua confiança e depois partem.
Você nunca consegue conhecer alguém completamente, não importa o quanto você ache que conheça. As pessoas sempre omitirão partes de suas vidas. Sempre haverá alguma verdade sobre elas que você nunca saberá.
Ou talvez, algum dia, você conheça a verdade que elas escondem e vai concluir que era melhor nunca ter descoberto. (pág. 47)"
Confesso que esperava uma história mais romântica, porém, não me decepcionei com o rumo que o enredo levou.
O livro é narrado em primeira pessoa, por Brooke, de 17 anos. No início eu achei a menina a maior louca. Quem em são conciência iria para outra cidade, perseguir um garoto que nem sequer sabe de seus sentimentos? Mas ela vai, e haja coragem para cometer essa loucura de amor.
Mas nem tudo são flores em Nova York, a relação de Brooke com o pai é praticamente inexistente. Apesar de todos os esforços dele, para que ela se sinta em casa, o trabalho acaba ocupando muito tempo do seu dia, e eles mal se encontram quando estão em casa.
Mas o assunto mal resolvido de Brooke, é Scott, e ela fará de tudo para conquistá-lo.

Scott é o personagem mais apático do livro. Eu tentei porque tentei me simpatizar com ele, mas a química não rolou.
O mesmo não aconteceu com Jonh, um rapaz pra quem Brooke dá aulas de monitoria. Jonh sofre de disgrafia  (alteração da escrita normalmente ligada a problemas perceptivo-motores), e logo fica amigo de Brooke. Os dois protagonizam cenas muito legais, e os melhores diálogos, surgem desses momentos.
Nem preciso dizer que Brooke é cabeça dura e muito fútil no início. Ela chega a ser irritante com seu discurso de: sou inteligente, mas não gosto de mostrar. Ok ser inteligente, mas fingir ser burra para passar ilesa durante as aulas, e não virar alvo dos professores é a coisa mais estúpida que eu já vi.

Mas agora vem a parte legal da história: Brooke amadurece, e como. E não existe nada melhor que personagens que evoluem e saem da mesmice. A autora trabalhou perfeitamente nesse quesito.
Susane conseguiu traduzir perfeitamente as ilusões típicas da idade, onde muitas adolescentes possuem o sonho de que seu amor será correspondido, quando nem sempre na realidade é assim. E pra piorar, muitas ainda colocam o amor na frente de tudo, inclusive dos estudos. E é exatamente o que a personagem principal do livro faz.
E Brooke toma um chá de realidade em Bem mais perto. Com seu desempenho indo de mal a pior no colégio, ela começa a acordar pra vida finalmente (o subtítulo do livro: Acordando para uma vida nova, serviu perfeitamente).

As paisagens descritas por Brooke são de tirar o fôlego. Eu adoro livros que tem como cenário a linda cidade de Nova York, e no final é impossível não bater aquela vontade de conhecer.

20 comentários:

  1. A maioria das resenhas que eu li sobre esse livro praticamente dizem a mesma coisa, sobre a maluquice da protagonista! Eu também, só de ler a sinopse e algumas resenhas já acho ela a maior louca!! Hahaha... vou ler esse livro em breve!

    Beijos, Milena.
    Livros na Cabeça

    ResponderExcluir
  2. Minha vontade de ler esse livro é muito grande! Desde que a NC disse que iria lançar, já quis ter pra mim o livro! A capa é bem legal, e o kit também é! Amei sua resenha, mesmo como você disse que a protagonista é louca, kk, acho que a litura vai ser boa!

    Abraços, Joshua
    pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Jacque\o
    Tive a mesma implicância com a personagem Brooke até ela mudar de comportamento, e esmo o livro sendo mais teen ele aborda bem as situações de uma idade onde tudo é mais confuso, tudo parece ser "o fim do mundo" na cabecinha dos adolescente.
    Também recomendo a leitura, é leve e fluida né?
    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  4. Acho que essa é a primeira resenha completamente positiva que leio sobre esse livro!

    ResponderExcluir
  5. Eu também esperava que fosse mais romântico, mas agora me surpreendi. Não sabia mesmo que o livro era assim.
    Curti bastante, Jacque!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi Jack, como vai?

    tenho esse livro, mas ainda não li. Concordo que se fingir de burra é uma coisa muito tosca. Não gosto de gente metida, mas fingir que é burra... Fala sério! Sua resenha tava me desanimando a ler esse livro, mas já que você falou que a personagem principal amadurece, vou dar uma chance para ele.

    Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. O enredo parece ser legal, apesar da protagonista ser um pouco, vamos dizer sem noção.
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  8. Ah, com certeza não vou gostar, já detesto a capa e a protagonista ser doidinha entãto, rum kkkk melhor não!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Confesso que o que mais me cativou nesse livro foram as descrições de Nova Iorque *________________________* Me apaixonei pela cidade ♥ O fato da Brooke se fazer de burra quando é mais inteligente do que o normal me irritou, fora isso, achei um livro bem leve, a leitura foi divertida e rápida <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Concordo com cada palavra sua, Jacque! Adorei ver o amadurecimento da protagonista e adorei ainda mais as descrições de Nova York!
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Jacque!

    As nossas opiniões sobre o livro foram bem parecidas!

    Achei a leitura gostosa, mas bem bobinha...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá (: Nossa, todas as resenhas que eu leio sobre o livro falam a mesma coisa da protagonista hahaha Recebi também o livro da Novo Conceito e fiquei com vontade de lê-lo. Ainda mais por sua nota 4, que para mim, é uma nota alta hahaha Beijos http://doceescrita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Jacque!
    Eu tava em dúvida quanto a pegar esse livro ou Um Lugar Para Ficar para ler, e acabei pegando o segundo - e surpreendentemente também gostei bastante :)

    Eu também ADOOOOORO personagens que se desenvolvem e mudam - de um jeito convincente, né haha - e sempre tiro meu chapéu pros autores que conseguem fazer isso direitnho. Se tem algo que me chamou a tenção nesse livro agora, foi isso :D

    Beijoooo!

    Ju
    julianagiacobelli.com

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Jaqueline,

    Li esse livro e gostei demais, ainda não postei a resenha, mas essa semana irei postar...parabéns pela sua resenha....abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gostei da sua resenha e estou louk para ler este livro.
    A maioria das resenhas que eu li foram negativas, mas vc aumentou minha curiosidade pelo livro!
    Fiz uma troca, e logo o lerei!!

    Bjinhs*


    ResponderExcluir
  16. Ola Jacque,
    esse é um livro que não esperava muito. Na verdade, não tenho vontade de ler. Não faz meu estilo literário, mas como leio de quase tudo, pode ser que um dia dê uma chance ao livro.rs

    ResponderExcluir
  17. Oi Jacque!
    Sumi, mas voltei! rs

    Já li esse livro e gostei bastante, apesar de que não foi uma estória que me conquistou desde o princípio! rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Pois é, Jac, também pensei que fosse um livro mais romântico. Enfim, gostei da história mesmo assim. Vou colocá-lo na minha listinha de desejados. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  19. NY é tudo! Também adoro livros que se passam nessa cidade. Mas não fiquei com muita vontade de ler bem mais perto, não. Tudo bem, legal isso da personagem crescer e amadurecer e tal, mas já fiquei com raiva dela só pela sua resenha. Resultado, vou passar loonge!

    Beijitos

    ResponderExcluir
  20. Estou super afim de ler esse livro, a capa é linda. Assim como você vi muitos comentando a mesma coisa a respeito da personagem, o que me desanimou um pouco para lê-lo, por isso, ele foi para o final da lista de compras. O que me fez desejar comprá-lo foi a capa, pois esse negócio de personagem que vai atrás de amor, não é muito a minha praia. Tem um outro livro da Novo Conceito que estou lendo e gostando muito, A casa das Orquídeas.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...