[Resenha] Por este mundo acima - Patrícia Reis

Livro: Por este mundo acima (Coleção Novissimos)
Autora: Patrícia Reis
Editora: LeYa
Número de páginas: 170
Classificação: 4/5

Minha Opinião:
" Sou um grande adepto das segundas e terceiras leituras.Uma leitura aos vinte anos não é a mesma que aos trinta anos. A culpa é da personagem que é demasiado rica ou do leitor que transfigura o tempo?" (pág. 61)
 Por este mundo acima faz parte da coleção Novíssimos, lançada pela Editora LeYa com o intuito de trazer para o Brasil alguns destaques da Literatura em Portugal. Este ano foram publicados 5 livros, entre eles o premiado de 2011: O Teu Rosto será o Último, do autor João Ricardo Pedro. Outros 5 títulos serão lançados em 2013.

A escolha do livro para a resenha não foi meramente aleatória. Já tinha lido uma crítica sobre o mesmo, que me agradou bastante. A história se passa em uma Lisboa pós-apocalíptica, onde não possuimos a explicação para o desastre que desolou a cidade, e levou muitos moradores a viverem confinados em suas casas. 
O livro é narrado em primeira pessoa, por Eduardo, um editor literário de 69 anos que sobreviveu a catástrofe, e vive remoendo o passado, como uma espécie de alento para manter-se são em meio ao caos. Através de suas memórias conhecemos seus amigos: Lourenço, Jaime e Sofia, e começamos a entender a importância que os amigos assumem em sua vida. Cartas, bilhetes e listas escritas por ele, trazem à tona o tipo de homem que ele foi antes de Lisboa sofrer o colapso: sempre em companhia dos amigos e dos livros.

Agarrado ao manuscrito "A Noiva chegou de autocarro" - um romance promissor que foi entregue por um rapaz antes do desastre - Eduardo enxerga no livro uma história profética do que estaria por vir.
Os últimos capítulos são narrados em terceira pessoa, e abrangem o relacionamento de Eduardo e Pedro, um jovem "miúdo" de 8 anos, encontrado abandonado em na rua.

Se algum dia duvidei que um livro com poucas páginas pudesse conter um enredo grandioso, Por este mundo acima com certeza traria tal conceito abaixo. Patrícia possui uma narrativa singela, e livre de qualquer floreio, e ainda assim consegue transmitir os sentimentos da personagem principal de maneira magistral. O colapso de Lisboa é apenas um pano de fundo, e a falta de explicação acerca dos acontecimentos que atingiram a cidade não faz a menor falta. Reis envereda por outro caminho: a relação humana funcionando como pilar de sustentação em tempos austeros. Por ser um editor que ama o trabalho que faz, facilmente conseguimos nos identificar com Eduardo e a sua paixão pelos livros. O carinho que ele tinha ao analisar cada manuscrito, e a forma como ele se sentia parte do livro só pelo fato de tê-lo lido e descoberto seu valor, soavam genuínos.

Pedro e Eduardo formam uma dupla inconvencional. Ele já idoso, e tendo vivido muitas experiências em sua vida, e Pedro na flor da idade, descobrindo o mundo - mesmo que após a destruição, todas as esperanças de um futuro melhor tenham sido varridas para longe. Mesmo com tantas diferenças, o carinho, o afeto, e a admiração mútua, são comoventes.
Através dessa troca, e interação entre os dois, sentimos o poder da amizade e dos livros. Como as histórias que lemos e nos são contadas são cheias de significado e valia, quando nada neste mundo parece fazer sentido.
Só tenho elogios ao enredo, porém a parte da tradução deixou a desejar ao meu ver. Encontramos muitas palavras escritas no português de Portugal, e a princípio isso me deixou muito confusa. Gostaria de ter lido o livro inteiro na nossa língua, e por este motivo a classificação rendeu 4 estrelas.
Repleto de reflexões introspectivas, Patrícia consegue conduzir seu romance de forma inesperada, criando vários pontos de interrogações na mente do leitor. E como diria Eduardo: não são os pontos de interrogação que nos pertubam após uma leitura, que fazem a mesma valer a pena?

11 comentários:

  1. Oi Jacque! Mais um livro que conheço aqui e fiquei com vários pontos de interrogação na cabeça, fico imaginando onde este relacionamento dos personagens de idades tão diferentes nos conduz. Pena que a tradução foi falha, mas mesmo assim ele leria.

    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  2. OIi Jacquee!!
    Não conhecia o livro, mas gostei bastante da premissa e principalmente de saber que ele foi um dos cinco escolhidos para ser publicado aqui. Me surpreendi, por saber que um livro com 170 páginas tem tanta história e ainda uma que seja boa, rs.
    Espero gostar dele tanto quanto você, é uma pena que a tradução tenha deixado a desejar.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi flor, eu também não conhecia este livro, eu não sei se leria ele... Não sei, algo não me chamou atenção..

    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Já tinha visto este livro, mas é a primeira resenha que eu leio dele.
    Achei bem interessante o tema, mas não me chama muita atenção.
    Esta capa tbm, não achei das melhores!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Já tinha visto este livro, mas é a primeira resenha que eu leio dele.
    Achei bem interessante o tema, mas não me chama muita atenção.
    Esta capa tbm, não achei das melhores!!

    Bjinhs*
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e para ser sincera eu não o leria, pois não fiquei muito empolgada com o enredo.

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Jaqueline,

    Mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog e a sua resenha me deixou curioso, quem sabe um dia eu leia...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro
    Mas a resenha me chamou bastante atenção
    Meus parabéns

    Beijos
    Boas festas *-*
    @pocketlibro
    pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Jacque!

    Muito bom o quote. E eu estava mesmo precisando de dicas de escritores portugueses. Já adicionei aos meus desejados =)

    Aproveitando... um ótimo fim de ano para você e sua família!
    beijo

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito dos ares dessa coleção. Conheço muito pouco de literatura portuguesa (o máximo que já li foram algumas páginas de Saramago) e trazer livros daqueles que nos impuseram a nossa língua (uma das poucas heranças boas deles, aliás) me parece bem interessante. Curti!

    ResponderExcluir
  11. "não são os pontos de interrogação que nos perturbam após uma leitura, que fazem a mesma valer a pena?" Não existe frase mais verdadeira no mundo hahahaha

    Adorei a resenha, Jac, parece ser um ótimo livro. Ainda não conhecia essa coleção, mas acho que a LeYa devia fazer ao contrário também, né? Investe aqui pra exportar pra lá ;)

    Beijoooo!

    Ju
    Praticamente Inofensivo ;)

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...