[Resenha] A Agenda - João Varella

Livro: A Agenda
Autor: João Varella
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 240
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:
"Para Carrano, escrever poesia era uma necessidade tão natural quanto a fome. Sandra aparentava ter vontade de comer. Mas comer o quê?"
A Agenda foi o primeiro nacional do ano, e se mostrou uma grata surpresa. Sabe quando você pega um livro aleatoriamente na estante, começa a ler e não para mais? Isso aconteceu comigo, e consegui terminar a leitura em apenas 3 horas, graças ao enredo ágil e a formatação agradável que facilitou a leitura.

A obra é narrada em terceira pessoa e nos apresenta a três personagens principais: Sandra, uma mulher adulta que trabalha como marketing em uma grande empresa; Felipe, um estagiário de 19 anos, e Carrano, um mendigo que escreve poesias e as vende a noite pelos bares próximos ao local onde mora.
O que liga a vida dos três é a agenda de Sandra, perdida em um táxi, e estranhamente devolvida ao porteiro de onde ela trabalha.
Não posso revelar mais nada da história, pois iria correr o risco de soltar algum spoiler, e a graça do livro está justamente em ser "pega de surpresa". Só que eu cometi a burrice de ler a última folha, e isso estragou completamente uma das surpresas do final (vai por mim, e passe longe das últimas páginas antes de ler).

A narrativa de João é extremamente viciante e fluida. Aos poucos ele nos apresenta seus personagens - que aparentemente não possuem nenhuma ligação - para no final surpreender o leitor no quesito imprevisibilidade.
A linguagem é bem direta, o que caiu super bem na trama que também é reta e sem rodeios. Se por um lado toda essa objetividade foi bem vinda, por outro ela acabou me afastando dos personagens.
Pra início de conversa, nenhum deles me convenceu. Não consegui "comprar" o fato de Sandra ser tão solitária e volúvel ao mesmo tempo. Fora o fato dela não se portar como uma mulher de 40 anos. Não que exista um certo tipo de comportamento característico de mulheres de 40 anos, mas pra mim soou como se ela fosse uma adolescente inconsequente e meio maluquete. A revelação de que ela tinha uma filha adolescente também não acrescentou nada, e não foi bem explorada.

O envolvimento dela com o estagiário e Carrano só tornou tudo ainda mais surreal. Vamos combinar, em que mundo uma marketeira de sucesso, metódica e super organizada a ponto de manter todos os seus compromissos (e quando digo todos, quero dizer até a data de início de uma dieta) anotados em uma agenda, se apaixonaria à primeira vista por um mendigo sujo e maltrapilho? "Má" nem por toda poesia do mundo.
O desfecho é aquele típico: enganei o bobo na casca do ovo. Apesar de já ter matado a charada por ter tido a infelicidade de espiar a última página, o autor criou uma reviravolta nos 45 do segundo tempo que me deixou com cara de tacho olhando o livro.
Apesar de não ter tido aquela conexão com os personagens, foi uma história gostosa de ler.

A diagramação é muito bem trabalhada. Destaque para os capítulos numerados de forma aleatória, hora com números romanos, hora em arábico, e algumas vezes com códigos alfanuméricos, que reflete o modo maluco como Sandra enumera tudo.
A Agenda é uma trama com abordagem simples, e que guarda grandes surpresas para o seu final.

9 comentários:

  1. Oi, Jacque.
    Vou te confessar que a primeira vista o livro não me despertou nenhuma atenção, mas depois de algumas resenhas fiquei até curiosa, me pareceu uma leitura descompromissada até.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha, pois me deixou curiosa. É uma pena a gente ter tantos livros em nossas listas e não ter tempo correspondente para ler. Quem sabe, mais pra frente, tenha a oportunidade de ler A Agenda.

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!

    Curti sua resenha, mas o livro não me chamou tanto a atenção. E a fata de conexão com os personagens ainda me deixa com mais um pé atrás. Acho que vou deixar passar essa, minha pilha já está grande demais! haha

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Jacqueline,

    Acabei não solicitando esse livro na época, fiquei na dúvida e apesar de gostar da sua resenha não sei ainda se leria....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu não pedi esse livro, fiquei um pouco na dúvida se ia gostar ou não da história, mas depois de ler a sua resenha e saber que o final tem uma virada... fiquei curiosa para ler rsrs

    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque! Eu não pedi o livro, fique na dúvida sobre a trama, na verdade achei pouco atraente, mas ao ler sua resenha parece que é um livro interessante, mais ainda por essa tal reviravolta no final, pena os personagens não serem cativantes.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque!
    Achei interessante, mas sei lá, também não fiquei convencida com o comportamento da Sandra. Também achei estranho o fato dos envolvimentos amorosos dela. Gostei de ler sua resenha, mas o livro acho que não me agradaria muito não...
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Este livro não tinha chamado minha atenção, mas, ao decorrer da leitura de sua resenha percebi que mal posso esperar para lê-lo. Gosto de livros que tem uma narrativa que flui bem e de quebra ainda nos surpreende. Parece ótimo!

    Beijos
    Polly
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  9. Sou quarentona e na minha família em consideram uma maluquete...rssrrs
    Enfim, adorei sua resenha, quero muito ler o livro, mas ele ainda não chegou pra mim=/
    Mas a história me fisgou. O jeito com que você narrou os acontecimentos, fiquei super curiosa.
    Quanto a se apaixonar por um mendigo, vai que depois de um banho ele fique parecido com Robert Pattinson, heim...heim amiga? kkkkkkk

    Beijinhos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...