[Resenha] Reconstruindo Amélia - Kimberly McCreight

Livro: Reconstruindo Amelia
Autora: Kimberly McCreight
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 352
Classificação: 4/5

Minha Opinião

Reconstruindo Amelia é um livro que eu não sabia muito bem o que esperar da trama. O escolhi apenas porque me interesso muito em histórias que envolvem a relação entre mães e filhos. E felizmente a escolha não poderia ter sido mais acertada.
Kimberly traz um thriller muito bem montado, e engenhoso, cujo desfecho foi imprevisível.

Kate Baron é uma bem-sucedida advogada, e mãe solteira, que se divide entre o trabalho no escritório, e a criação de sua filha, Amelia.
Quando Kate recebe um telefonema da diretora da escola de Amelia, anunciando que sua filha foi suspensa, ela custa a acreditar que a menina inteligente e estudiosa tenha cometido algo tão grave que mereça uma suspensão.
Ao chegar no colégio, o pavor é crescente. A escola está cercada de carros de bombeiros, e muitos policiais. Logo, Kate descobre que uma menina pulou do telhado do colégio. Era Amélia.
Em choque, Kate custa a aceitar que sua filha cometeu suícidio por não conseguir lidar com a suspensão, e o atraso da mãe. Ela vai tentar a todo custo, provar que sua filha não pulou, e a verdade poderá vir acompanhada de dolorosas constatações.

Reconstruindo Amelia é o tipíco livro capaz de deixar o leitor vidrado em cada acontecimento, na expectativa de montar o quebra cabeça, e resolver o mistério.
McCreight tem uma narrativa bem característica, intercalando a narração em terceira pessoa, com a primeira pessoa de Amelia.
Vários elementos são utilizados, trazendo um dinamismo maior à trama, como o registro de um blog, status do facebook de Amelia, e-mails.

A primeira coisa que me chamou atenção, foi o modo como o drama de Kate é exposto. Sua parte mãe fala mais alto  do que a parte advogada com sede de descobrir a verdade. Achei muito sábio a autora primeiro trabalhar o lado emocional da personagem. Kate não tenta bancar a agente do FBI. Ela utiliza seus conhecimentos, pressiona o policial que cuida do caso, não descansa nunca, mas deixa a polícia fazer sua parte. Pode parecer bobagem, mas isso faz uma diferença tremenda na hora de transmitir veracidade ao enredo.

Amélia é uma incógnita, onde vamos descobrindo aos poucos seu passado. E tem segredos, mentiras, e revelações voando para todos os lados. Cada descoberta que Kate fazia, me deixava aflita. Como deve ser horrível descobrir que a pessoa que você mais amava, não se revelava de verdade, seja por medo, ou para poupar a mãe. Me senti muito solidária a sua dor. Só de pensar que meus filhos amanhã podem esconder segredos de mim, já me sinto mal.
Mesmo que Amelia já estivesse morta desde o início do livro, é atráves da sua narração que podemos descobrir os motivos que a levaram a esconder tantos segredos. Nem em um milhão de anos eu descobriria sobre eles. Quando eu achava que a investigação iria seguir por um lado, outras constatações serviam para mudar completamente o rumo e ritmo da história. Mais imprevisível impossível.

Confesso que meus olhos marejaram em diversos momentos. Como eu disse, enredos que abordam relações familiares sempre me estremecem, e não foi diferente aqui.
Reconstruindo Amelia é o livro perfeito para quem está buscando um bom thriller, que certamente irá trazer profundas reflexões.

7 comentários:

  1. Jacque, comecei a ler esse livro justamente porque me interessei pela sinopse. Como assim a menina teria se suicidado sem mais nem menos? E é verdade, os pais estão cada vez mais afastados de seus filhos!

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque

    Esse livro parece ter uma história e tanto. Quando vi a capa não dei muita atenção, mas quando parei para ler alguns comentários sobre ele vi que a história era muito mais do que eu havia imaginado.
    Todos os temas que ele aborda e a tragicidade da história, prometem uma história marcante e que vai me surpreender bastante.

    Beijos
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
  3. Oi Jac, tudo bem?

    Esse livro é bem tocante mesmo e achei muito inteligente a forma como ele foi escrito. Ele me deixava tensa a todo o momento. Amei a resenha

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse livro
    Realmente acredito que não conhecemos muito bem as pessoas...
    Adorei ver ele por aqui
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Oi Jac, tudo bem???
    Nossa, você me deixou emocionada com suas palavras, esse livro deve ser bem forte mesmo. Tento imaginar a dor dessa mãe, mas acho que não consigo, ninguém consegue até sentir. Não vejo a hora de ler o livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Jacque
    Esse livro até me chamou atenção, mas não senti aquela vontade de ler, sabe?
    Mas valeu a dica!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Jacque!
    Agora eu realmente pretendo ler esse livro. Até então não havia me interessado. Mas adoro um bom thriller e acredito na sua opinião.
    Possivelmente esse livro mexerá comigo e espero me surpreender.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...