[Resenha] Teardrop - Lauren Kate

Livro: Teardrop - Lágrima livro #1
Autora: Lauren Kate
Editora: Galera
Número de página: 332
Classificação: 3/5

Minha Opinião:

Sempre tive curiosidade de ler algo da Lauren Kate, por conta de inúmera opiniões diferentes sobre sua primeira série, Fallen. Quando Teardrop lançou e chegou aqui de surpresa, vi como uma ótima oportunidade de finalmente conhecer a escrita de Lauren - amada por uns e odiada por outros.
Peguei o livro para ler no ano passado, li umas 150 páginas, e acabei deixando de molho, nem eu sei o motivo. Como eu estava querendo zerar minha estante de lendo no skoob, decidi tirar Teardrop do molho de 1 ano.

A primeira impressão que tive foi que Lauren tinha um bom enredo em mãos, e soube usar cada pedacinho dele. Já na retomada da leitura, a trama ainda tinha tudo aquilo que me agradava, mas algumas atitudes da protagonista me deixaram desconfortável. Fiquei naquele meio termo castigante: gostei, e não gostei de algumas coisas. Mas no fim, foi uma experiência bem satisfatória.

 A narração é feita em terceira pessoa, e conta a história de Eureka, que perdeu sua mãe em um acidente com uma onda que jogou o carro em que elas estavam no mar. Eureka sobreviveu, porém não encontra vontade de viver após a morte de sua mãe.
Em meio a consultas com psiquiatras, e imposições feitas por sua madrasta, ela conhece Ander. O misterioso garoto revela que ela se encontra em perigo, e Eureka parece não acreditar nele, até começar a sofrer estranhos acidentes.
"Minha história é de uma paixão catastrófica. Você pode se perguntar se isto é verdade, mas todas as coisas verdadeiras são questionáveis. Aqueles que se permitem imaginar - acreditar - podem encontrar a redenção em minha história."
A narrativa de Lauren não é daquelas que você lê sem perceber que o tempo está passando. Algumas partes foram bem lentas, porém instigantes o tempo todo.
A protagonista, Eureka (o que a Lauren tem contra os nomes comuns? não consigo imaginar nenhuma garota com esse nome sem sofrer um forte bullying) é bem tapadinha em alguns momentos, o que conferiu o troféu de mocinha apática já no início do livro.

Mas o que a protagonista tinha de mosca morta, a trama tinha de criatividade. Como os seres aquáticos - especialmente as sereias -, são explorados aos montes em diversos livros, Kate trouxe uma mitologia rica em criatividade. Basicamente envolve Atlântida, seres com poderes aquáticos, e o fato da protagonista não poder chorar.
A partir de um livro deixado pela mãe de Eureka, a história ganha contornos de um suspense muito bem montado. As descobertas de Eureka são gradativas, e a rotina escolar proporciona alguns momentos de ação, mas bem pouco.
As respostas demoram um pouquinho para aparecer, nada incomum em um primeiro livro de uma trilogia.
Os personagens secundários são bem aproveitados, com destaque para os amigos de Eureka, Brooks e Cat, que sempre tem uma tirada engraçada pra fazer. Destaque também para Madame Blavatsky, que sempre tinha uma frase de sabedoria bem crazy.
"A última coisa que esperamos que os outros façam é a última coisa que fazem antes de descobrirmos que já não podemos confiar neles."
 Eu estava classificando o livro com 5 estrelas até a página 200, mas os detalhes que me incomodaram não permitiram. Primeiro pela apatia de Eureka. Eu sei que o fato da mãe dela ter morrido foi um grande trauma, mas o jeito que ela se referia da mãe, sempre falando o nome dela ao invés de mãe, sugeriam que ela nem tinha tanta ligação assim com ela.
A falta de curiosidade de Eureka também não desceu. O tempo todo Ander aparecia do nada, fazendo previsões estranhas, a defendendo, ou simplesmente se metendo na vida dela, e em nenhum momento ela tomava atitude de perguntar: o que realmente você quer comigo. Se fosse eu, colocaria uma faca no pescoço e exigiria respostas mais claras (sou dessas).
O romance também não colou. Não sou contra triângulos amorosos, mas não senti nenhuma faísca saindo do envolvimento dela com Brooks, ou Ander. Pelo menos Eureka não era uma daquelas mocinhas impressionáveis. Isso já contou muitos pontos a favor.

O final teve bastante ação, e foi satisfatório ao ponto de querer ler a continuação urgente. Teardrop traz uma trama inovadora, e que promete evoluir nos próximos livros.

7 comentários:

  1. Eu sou dessas que odiou a escrita da Lauren em Fallen, mas o enredo de Teardrop me deixou tão curiosa que até estou pensando em dar uma nova chance à autora (apesar deu já estar achando que vou achar a Eureka muito cheia de mimimi).

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  2. Nossa a capa é linda... Eu nunca li nada sobre sereias, mas não sei se leria Teardrop, gosto de mocinhas mais destemidas, e tal...
    Bjs
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  3. Conheço várias pessoas que amam os livros dessa escritora mas eu nunca li nenhum.
    Apesar de ter amado a capa, não sei se teria vontade de ler o livro, acho que iria me irritar com a Eureka, hahaha.
    Beijos, Carol
    Girl from Oz

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha e sou apaixonada por Fallen, mas esse não me chamou tanta atenção assim ):

    Beijos,
    Caroline, do http://criticandoporai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Frustrante quando a gente passa da metade do livro e até está interessante, mas tudo desaba de vez. Não me interessei de verdade, nao leria.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  6. Eu ainda não li nada da autora e particularmente acho essa capa lindaaa. To doida para ler esse e Fallen.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Jacqueline, tudo bem amore?
    Então, eu me decepcionei como louca em Fallen, a autora me sabotou, me ludibriou e me fez infeliz que nem sei como explicar. Não em todos os livros, somente no último, no desfecho. Ela acabou com meu coração =/
    Então dessa vez, e isso é raro, vou deixar esse livro passar, sua resenha está incrível, como sempre, mas não quero ler o livro, uma peninha, essa capa é lindona.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2015/01/resenha-outlander-libelula-no-ambar.html

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...