[Resenha] Caixa de pássaros - Josh Malerman

Livro: Caixa de Pássaros
Autor: Josh Malerman
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 264
Classificação: 5/5

Minha Opinião:

Caixa de Pássaros é o livro de estreia do cantor e compositor da banda High Strung, Josh Marlerman. O thriller recomendado por Hugh Howey (autor de Silo), prometia uma história de terror perturbadora.
Como acontece com todas as obras super elogiadas que eu leio, minha expectativa tinha um tom de desconfiança, que logo se dissipou com a leitura do primeiro capítulo.
Caixa de Pássaros tem uma proposta a princípio simples, que adquire grandiosidade justamente na forma despretensiosa com a qual o autor elucida a trama.

Há quatro anos atrás, estranhos casos de misteriosos suicídios foram relatados em diversos estados e países diferentes. Desde então, andar com os olhos abertos é uma sentença de morte. Tudo o que os sobreviventes sabem, é que criaturas foram vistas pelos suicidas, desencadeando um comportamento suicida.
Para fugir das criaturas, Malorie viveu confinada durante quatro anos com seus dois filhos, em uma casa com janelas estrategicamente cobertas. Privada do contato com o que sobrou do mundo exterior, ela decide abandonar a casa, e seguir de barco pelo rio até um local onde sua família possa ficar em segurança. Usando apenas dois remos, e a sagacidade de seus filhos - que foram treinados para identificarem vários tipos de som - Malorie parte rumo a jornada que pode garantir sua sobrevivência, ou a sua morte.
"O homem é a criatura que ele teme"
Hugh Howey não exagerou quando disse que este era um livro para ser lido de uma só vez. Com capítulos curtos, e uma narrativa alucinante, Josh usa sagazmente a curiosidade do leitor a seu favor.
A estrutura da narração também merece destaque e elogios. Intercalando passado e presente em uma narrativa não linear, o autor cria momentos de pura tensão e clímax a cada capítulo, tornando impossível largar o livro antes do desfecho.

A habilidade de escrita do autor surpreende. Por ser seu primeiro livro, eu esperava algo mais cru e evasivo, porém, na proposta de criar um thriller psicológico muito bem montado, ele conclui a missão com perfeição.
Malerman nos faz visualizar o terror vivido pelos personagens, e isso é um feito e tanto em uma narração feita em terceira pessoa. Mais extraordinário ainda, é a capacidade de montar um cenário perfeitamente visual, nos guiando através de personagens vendados. Impecável. Se não houvesse tantos outros pontos positivos a serem destacados, só esse fato já seria o bastante para indicar veemente a obra.
"Malorie pensa na casa que abandonaram.. Estavam seguros lá. Por que saíram? Será que o lugar para onde estão indo é mais seguro? Como poderia ser? Num mundo onde não podemos abrir os olhos, uma venda não é tudo que temos para nos defender?"
O terror psicológico beira o insano. Mesmo com a visão limitada de suas personagens somos guiados através de níveis diferentes de medos, que nos faz refletir como o ser humano reage a ameaças que não podemos ver, e como a mente é capaz de lidar com situações extenuantes.
A cena do sótão é assustadora em um nível completamente aterrorizante. O ministério da Jacqueline adverte: ler o livro de madrugada poderá causar calafrios, e olhadas desconfiadas para a janela da sala.
Personagens com personalidades distintas e empáticos, completam a obra. O curioso é que o autor brinca com o passado e presente, nos fazendo imaginar o que teria acontecido com cada um deles. A espera pela conclusão quase me causou uma úlcera. E é tão bom quando encontramos um livro que nos faz imaginar, argumentar e questionar o tempo todo.

Sem ressalvas termino minha resenha com uma recomendação: se você é daquele tipo de não se satisfaz enquanto não encontra todas as respostas para um mistério, vá com calma em sua leitura. Apesar de achar que o fato da obra ser tão bem construída será motivo suficiente para relevar os pontos não esclarecidos. Mas se você é o tipo de leitor que saboreia conflitos psicológicos e é sedento por tramas que exploram o medo, pegue um exemplar de Caixa de pássaros e seja feliz.

12 comentários:

  1. Oi Jacque
    Já li diversas resenhas e algumas ate me desanimaram para ler este livro.
    Menina mas vc mais uma vez me convenceu, é como se eu tivesse que sair correndo para comprar este livro. Sou curiosa, muito curiosa eheheheh. Fiquei querendo saber o que acontece no final srsrsrsrsrsrsrsr
    Vou ler.
    Adorei sua resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque,
    Mais um livro q esta na minha lista desde que vi entre os mais vendidos da amazon americana e que a cada resenha que leio fico com mais vontade.
    Adoro terror psicológico e quero mtoo ler algum livro que me faça sentir medo.
    Sabe que eu gosto de autores que nao vem necessidade de colocar todos os pingos nos is? Acho que se a obra é construída, o leitor entende o que deve entender sem precisar deixar tudo explícito.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Não sou de ler livros do gênero, fico super ansiosa e tensa, então vou bem com calma. Mas Caixa de Pássaros parece ser tão envolvente. Não prometo ler, mas quem sabe não o encontro em promoção e acabo levando, não é?

    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  4. Amiga tenho que confessar que não sou muito chegada nesse gênero de livro, mas mesmo assim eu achei que você desenvolveu muito bem a resenha e falou da história de uma maneira bem clara e direta. Gostei disso. Mas eu não o leria não. Até porque não gosto. Sou bastante medrosa para ler certos livros e sinceramente acabo ficando bastante impressionada também. Então prefiro as leituras mais de boa pra te falar a verdade =x hahahaah

    Mas parabéns pela resenha e espero que seus outros leitores venham a gostar bastante do que você escreveu =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-tudo-que-um-geek-deve-saber.html

    ResponderExcluir
  5. Aiiiiiii que resenha lindaaaaaaa.
    Ameii as quotes.
    Estou louca para ler esse livro.
    Ameii seu blog, primeira aquiii.

    Ah, assista a vinheta do meu vlog.
    VINHETA

    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jacque!

    "Caixa de Pássaros" deve ser uma leitura incrível! Só de ler sua resenha, já fiquei curiosa e com um pouquinho de medo, rs. Essa é a primeira opinião que leio sobre o livro e gostei bastante.
    Já está na minha lista de compras! Aliás, é tão bom quando um livro supera as expectativas. :)

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Jacque, estava ansiosa para ler sua resenha sobre esse livro.
    Tenho visto blogueiras geral elogiar, mas como sabe, confio demais em sua opinião.
    E não me decepcionei, assim como você não se decepcionou ao lê-lo.
    O certo é que preciso comprá-lo rapidinho. Assim que o ler falo contigo o que achei.
    Sou doida por esse tipo de trama que não nos deixa apáticos em busca de movimentos, sejam eles sinistros ou não. Quero ler... Tipo, NOW!
    Beijocas
    Vivi
    RR

    ResponderExcluir
  8. Oi Jacque, eu não colocava muita fé nesse livro, mas depois de tanta gente gostando estou bem curiosa pela história. Sou uma medrosa de carteirinha, mas ultimamente preciso mais de livros assim. rsrs Estou ficando densa a cada leitura :P
    Gostei de saber que, mesmo de olhos vendados, o autor consegue nos localizar no enredo. Eu fico agoniada só de pensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Jacque, tudo bem?
    O marketing desse livro foi tão bem feito, que eu fiquei muito curiosa com ele. Depois de ler sua resenha minha curiosidade só aumentou, e fiquei com muita vontade de ler. Espero conseguir ler em breve.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Jacque, sua linda, tudo bem?
    Nossa, sua resenha ficou ótima, está super bem escrita. Eu quero muito ler esse livro. Muitas pessoas reclamaram que não tem final, que o autor não explica as criaturas, não diz o que as originou. E mesmo assim, dão nota máxima para o livro. Acho que é o que você falou, essa narrativa, a exploração do medo, o homem enfrentando o que não entende, o que não pode ver. Estou super curiosa para conhecer a escrita desse autor.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá =D

    Nossa, amei sua resenha, me deixou ainda mais ansiosa para ler ler o livro!
    Comecei a ler, mas passei outra leitura na frente e deixei ele de lado (apenas por alguns dias, claro). Olha, é bom saber que a expectativa não foi à toa e que o livro é realmente bom! Vou retomar a leitura já =D

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Jacque!
    "(...) se você é o tipo de leitor que saboreia conflitos psicológicos e é sedento por tramas que exploram o medo, pegue um exemplar de Caixa de pássaros e seja feliz."
    Como não se desesperar???
    Já quero esse livro pra ontem! Não imaginava que fosse tão bom. E como temos opiniões bem parecidas, é bem provável que eu vá gostar assim como você. Parece ser um thriller maravilhoso. E eu meio que estou com saudade de livros assim.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...