[Resenha] Síndrome Psíquica Grave - Alicia Thompson

Livro: Síndrome psíquica grave
Autora: Alicia Thompson
Editora: Galera Record
Número de páginas: 334
Classificação: 3,5/5

Minha Opinião:

Alicia Thompson é formada em psicologia pela New College of Florida e escreveu seu romance de estreia em seu último ano de faculdade. Seus contos "Abby Greene for President" e "Stealing Mark Twain" foram publicados na revista Girl's Life.

Quando li o título do livro, imediatamente pensei: aí está uma leitura que será bem interessante. E minha dedução acertou em cheio mais uma vez.



Leigh Nolan acaba de começar seu primeiro ano na faculdade, e decidiu cursar psicologia. Leigh tem propensão a analisar demais as coisas, especialmente quando se trata de seu relacionamento amoroso. Ela namora Andrew há mais de um ano, mas sente que a relação dos dois não vai muito bem, já que ele não demonstra estar pronto para dar o próximo passo no namoro. Além do seu receio de perder a virgindade com o namorado, ela ainda tem estranhos sonhos envolvendo Nathan, o colega de quarto de Andrew.
"Talvez não fosse problema se todas as mínimas coisas não tivessem uma racionalização, opinião ou algum tipo de significado assustador por trás. Talvez eu devesse apenas deixar pra lá."
Síndrome psíquica grave é um daqueles livros que provocam risada fácil, e promete uma leitura ágil.
A narrativa feita em primeira pessoa segue o estilo dos chick-lit que estou acostumada a ler, com o diferencial da personagem ter 19 anos.
Eu super me identifiquei com a protagonista, e suas manias de analisar tudo, até um simples copo de água. Geralmente tenho esse impulso antes de dormir, o que me causa uma insônia monstra.
Leigh é divertida sem ser forçada, e sua compulsão em querer classificar as atitudes alheias, e dar nome a objetos, rendem bons momentos.

O ambiente universitário foi muito bem aproveitado. Tive um déjà vu com diversas situações que Leigh vivia. Como não lembrar da pressão para escolher um tema de monografia já no primeiro período de estudo?
A autora também abordou temas um tanto delicados, de forma descomplicada e prazerosa. Gravidez na adolescência, e a dúvida sobre a primeira vez, dão origem a subtramas bem interessantes.
"Eu não podia acreditar que não havia pensado nessa questão. Ah, é mesmo. Eu tinha SEIS semestres inteiros antes de ter que decidir o assunto da monografia, que dirá conduzir o estudo."
O romance nem de longe é o foco da história. E por incrível que pareça esse detalhe não me desagradou. O amadurecimento de Leigh, e sua jornada para se tornar confiante, acaba sendo explorada na maior parte da trama.
Achei Nathan um amorzinho. Foi uma pena que sua participação acaba sendo pequena, e só o conhecemos melhor na road trip. Já Andrew que começa como um bom moço, conquistou minha antipatia total no final.
Apesar de ter gostado do andamento do enredo, algumas atitudes de Leigh me decepcionaram. Especialmente em relação a Nathan, e sua indecisão.

Síndrome psíquica grave é um livro de estreia notável, que mescla comédia com romance de forma acertada, sem exageros.

2 comentários:

  1. Oi Jacque
    Estou vendo todos falando bem deste livro e já to ficando curiosa.
    Parece bem gostoso de se ler, parece bom.
    Essa capa é bem legal!!

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Jacqueline,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, achei a premissa bem interessante e sua resenha me deixou curioso e com certeza vai para a minha lista, ótima dica...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...