[Resenha] Mosquitolândia - David Arnold

Livro: Mosquitolândia
Autor: David Arnold
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 348
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

"Mosquitolândia" é o primeiro livro do americano David Arnold, que já trabalhou como músico/produtor freelance, pai em horário integral e professor de pré-escola.

A vida de Mim Malone sofre uma reviravolta após se mudar com o pai e a madrasta para Mississipi. Acreditando que seu lugar é ao lado da sua mãe - que foi embora há alguns meses atrás - ela embarca em um ônibus com destino a Ohio.
A viagem seria tranquila, se não fossem os milhares de imprevistos no caminho.
"Penso em como as coisas mudaram tão rápido para mim. Mas essa é a essência da mudança, não é? Quando é gradual, chama-se crescimento; quando é rápida, mudança. E, meu Deus, como as coisas mudam: algumas coisas, nada, outras coisas, tudo...Todas as coisas mudam."

Esse ano tem sido um bom ano de estreias, e essa é mais uma delas. "Mosquitolândia" traz uma trama repleta de reviravoltas, do tipo que não conseguimos anteceder o que irá acontecer nas próximas páginas. O que torna o livro totalmente viciante.
Com uma road trip pra lá de inusitada, David conduz seu romance de forma ágil, utilizando a narração em primeira pessoa.
"Sou uma coleção de esquisitices, um circo de neurônios e elétrons: meu coração é o dono do circo; minha alma, o trapezista, e o mundo, minha plateia. Parece estranho porque é estranho, e é estranho porque sou estranha."
Os personagens, inusitados, são o ponto alto do livro. A começar pela própria protagonista, que escreve cartas para sua tia que já está morta, listando os motivos pelo qual ela parte em busca de sua mãe.
Há drama, ação, e muitas cenas esquisitas. Mas acredite, Arnold consegue extrair o máximo de emoção das páginas. É triste, sem ser melodramático. Tocante, sem ser piegas.
Mim não é a única na jornada em busca de se encontrar. No caminho ela conhece Walt e Beck, ambos com sua própria bagagem de problemas, e que se juntam a Mim da forma mais improvável possível.
Os personagens secundários são uma espécie de complemento de Mim. Não imaginaria a road trip sem eles.
"A verdade é que o Mississipi não parece meu lar. Por enquanto (...) Lar é complicado (...) É mais do que um depósito para sua vida e suas coleções. É mais do que um endereço, ou até a casa onde você cresceu. As pessoas dizem que lar é onde o coração está, mas eu acho que talvez lar seja o coração." 
A sensibilidade com a qual o autor constrói as reflexões em torno de Mim, é admirável. O trunfo de Arnold é justamente o caráter reflexivo da obra. Nem o próprio leitor escapa.
Mosquitolândia com certeza entra pro hall de livros inesquecíveis. Recomendo.

6 comentários:

  1. Oi Jacque!

    Estou vendo muitas resenhas positivas sobre esse livro. Fico bastante curiosa justamente pela parte da road trip, adoro livros com essa temática. Imagino o quanto deva ser angustiando para Mim fica longe da mãe e o quanto deve ter sido triste essa viagem para reencontrá-la. Morta de curiosidade também para ler as tais cartas que ela escreve para a tia morta.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Jacque!
    Não dei nada por esse livro quando ele foi lançado e também não vi muito ele pela blogosfera. Mas gostei das coisas que você comentou na resenha e gostei dos quotes. Acho que vou ler a prova no site da editora e, quem sabe, dê uma chance.
    Adoro histórias road trips ;)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jacque!

    Não fiquei empolgada para ler este livro quando o vi pela primeira vez, mas agora estou super curiosa. Os personagens parecem ser cativantes e singulares, cada um a sua maneira.
    Adorei a resenha! Espero ler em breve.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Jacque,
    Tenho visto muitas resenhas positivas desse livro e, apesar de também não ter ficado muito curiosa por ele quando foi lançado, tenho gostado dos comentários que vejo. Gostei bastante do que você citou, os personagens inusitados, a sensibilidade não exagerada e o contexto original parecem agradar bastante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Jacque
    Eu ameii este livro, comprei ele pela capa, achei tão fofa. E logo amei a história, foi uma grande surpresa, adoreii.

    Beijos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! A narrativa prende o leitor do começo ao fim...gostei muito da protagonista. Apesar de jovem, ela é muito inteligente e se vira muito bem com os obstáculos que vão aparecendo em seu caminho. E a amizade que ela faz no caminho é super tocante. O livro trata de vários assuntos pesados no decorrer da história, porém de uma maneira não tão bruta ou agressiva. E eu gostei muito do modo que a protagonista vai lidando com essas situações e se transforma no fim do livro. Recomendo muito.

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...