[Resenha] Vá, coloque um vigia - Harper Lee

Livro: Vá, coloque um vigia
Autor: Harper Lee
Editora: José Olympio
Número de páginas: 249
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Depois de quase 60 anos após a publicação do clássico O sol é para todos, foi anunciado o lançamento de Vá, coloque um vigia, escrito em 1950.
Apesar de ter sido publicado após o grande clássico, este livro foi escrito primeiro, e portanto não é uma espécie de continuação.

Eu classificaria o livro como um tipo de rascunho da história que seria considerada um dos maiores clássicos da literatura.
Em Vá, coloque um vigia, encontramos os mesmos personagens de O sol é para todos, 20 anos depois.
Jean Louise Finch - Scout -, agora tem 26 anos, e retorna para o condado de Maycomb para visitar seu pai, Atticus Finch.
Em meio as memórias da infância, Scout irá descobrir as verdades escondidas sobre cada membro de sua família, e também sobre os moradores da cidade.



“Se um homem diz ‘essa é a verdade’ e você acredita, mas depois descobre que é mentira, fica desapontada e toma cuidado para nunca mais ser enganada por ele. Mas quando você se decepciona com um homem que sempre se pautou pela verdade – e em cuja maneira de encarar as coisas você acreditava -, você não fica apenas ressabiada, fica sem nada.” 
Eu tinha grandes expectativas para a leitura desse livro, pois imaginava reviver toda a emoção que senti ao ler O sol é para todos.
De fato meu maior estranhamento com a obra, foi a diferente personalidade dos personagens. Confesso que foi difícil passar das primeiras 50 páginas, e após a leitura engrenar, a narrativa se tornou fluída.
Embora tenha sido lançado depois de O sol é para todos, logo no início fica claro de que a obra não é uma continuação. Eu consideraria este livro um esboço que a autora utilizou, para aperfeiçoar a trama no livro subsequente.
"O vigia de cada um é sua própria consciência."
Foi difícil me acostumar com uma Scout madura, mesmo que sua essência ainda estivesse presente. Seu jeito questionador e observador, não mudaram em nada.
O cenário, mesmo sofrendo com a passagem do tempo de 20 anos, continua trazendo à tona temas como racismo, diferença socioeconômica, e traz inúmeras reflexões aos leitores.
Quanto aos personagens, foi o único fato que me desagradou, e incomodou durante a leitura. Atticus Finch, que no outro livro me emocionou com sua atitude em defesa de um cliente, aqui me decepcionou com sua postura um tanto racista, que em nada lembrou o personagem tão querido do livro anterior.
Outro personagem que me marcou profundamente com seu discurso e questionamentos, foi cortado do enredo. Ele já aparece morto, e achei muito abrupto a forma como a autora apresenta a morte dele.
"(...) é sempre fácil olhar para o passado e ver como éramos ontem ou dez anos atrás. Difícil é ver o que somos hoje. Se conseguir fazer isso, vai sobreviver.~"
Mesmo com algumas diferenças gritantes de personalidade de alguns personagens, a leitura rendeu uma ótima experiência. Em partes pela reflexão de Scout sobre seu passado, e em partes por rever personagens especiais que me marcaram tanto na leitura do clássico.
Recomendo a leitura de O sol é para todos, antes desse livro.

3 comentários:

  1. Olá Jacqueline!
    Sou apaixonada pelo livro O Sol é para Todos, e admito que estou MORRENDO de medo de ler esse livro e acabar me decepcionando completamente, em relação à personalidade dos personagens. Uma continuação tem o poder de destruir toda a essência de um personagem que guardamos no coração por ANOS. A sua resenha é uma das muitas que eu li que me deixaram extremamente desanimada em relação à esse livro. Estou sem coragem!! Kkkkkk
    Um beijo, e sucesso!
    http://respiramoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Jacqueline! Que legal o teu blog. Achei por acaso e estou curtindo *-* adorei a resenha. Eu queria ler O Sol é Para Todos esse ano, mas passei vários livros na frente e lendo a sua resenha, bateu o arrependimento. Lerei em 2016, e em seguida Vá, Coloque um Vigia. Parece ser uma leitura muito prazerosa.

    Beijo!

    www.arosadoprincipe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Jacque!
    Eu li "O Sol é para todos" e escolhi não ler essa continuação/ rascunho.
    Você não é a primeira que vejo se decepcionar, principalmente com o Atticus que parece ser um personagem tão diferente do que no outro livro.
    Acho que o maior problema é o livro ser vendido como uma "continuação" quando claramente não é, né?
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...