[Resenha] Bons segredos - Sarah Densen

Livro: Os bons segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Números de páginas: 403
Classificação: 4/5

Minha Opinião:

Eu sempre quis ler um livro dessa autora, e por incrível que pareça eu tenho praticamente todos os livros dela lançados no Brasil, e ainda não tinha lido nenhum #shameon

Daí que a Editora Seguinte lançou o novo livro dela, e eu tinha a obrigação de solicitar e ler rs
Sarah Dessen merece todos os elogios feitos a ela. Sua escrita é fascinante, seus personagens encantadores, e o enredo trata de temas pesados com uma extrema delicadeza. Fiquei imensamente feliz por finalmente dar uma chance a autora.


No livro, Sydney tem uma difícil convivência com seus pais. Desde que o seu irmão Peyton causou um acidente, e foi preso, Sidney se tornou invisível para os pais.
E não foi só a vida de Peyton que mudou após o acidente em que deixou um menino paraplégico. Para ajudar os pais que gastavam uma quantia exorbitante com advogados para o irmão, Sidney abre mão de continuar na escola particular, e passa a estudar em uma escola pública.
E é primeiro dia de aula, que ela resolve entrar em uma pizzaria, e permanecer invisível pelo resto do dia. Só que ela não contava em conhecer Layla, e seu irmão Mac. Uma amizade começa a surgir entre eles, e pela primeira vez em muito tempo, Sidney sente que alguém a enxerga.
"Quando nos vemos diante da coisa mais assustadora, só queremos voltar atrás, nos esconder no nosso lugar invisível. Mas não podemos. É por isso que o importante não é apenas sermos vistos, mas ter alguém que nos veja também."
Que sensação boa terminar uma leitura, e extrair várias lições dela. Assim foi esse livro pra mim.
A narração é feita por Sidney, e já adianto que apesar de ter amado o livro, tiveram vários momentos em que a leitura estacionou. Levei quase 2 semanas para terminar, o que pra mim foi um verdadeiro recorde.
Mas voltando ao livro, a narrativa é daquelas que envolvem o leitor aos poucos, criando uma conexão profunda e verdadeira.
Me conectei imediatamente com Sidney. Sempre senti que minhas irmãs eram especiais, e eu era meio que a ovelha negra da família rs O drama de viver à sombra de alguém, era a primeira coisa com a qual Sidney precisa lidar. E isso não é nada fácil.
Seu irmão continuava sendo o perfeito, melhor filho, carismático e xodó dos pais, mesmo após o acidente.
''A cada instante, havia infinitas chances de caminhos se cruzarem e vidas se chocarem, se unirem ou algo do tipo. Era incrível que fôssemos capazes de viver sabendo que tudo podia ocorrer por puro acaso. Mas qual era a alternativa?''
Sidney era a única que enxergava que Peyton havia cometido um crime, e precisava pagar por ele. A família de Sidney, e a falta de comunicação entre eles, ganha um destaque na trama, mas achei que as divergências entre mãe e filha, poderia ter sido melhor explorada.
As personagens possuem uma verossimilhança incrível, e é impossível não se conectar a eles. A amizade entre Layla e Sidney é inspiradora.
Layla é aquele tipo de personagem secundário capaz de roubar as cena. Seu ritual para comer batata frita, me fez rir alto durante a leitura. Mac também me cativou. Ele era o patinho feio, que cresceu e se tornou bonito, e ainda tem o bônus de ser super estudioso e dedicado à família.
"Estava acostumada a ser invisível. As pessoas raramente me viam e, se viam, nunca me olhavam de perto. Eu não era radiante e encantadora como meu irmão, linda e graciosa como a minha mãe, ou inteligente e dinâmica como minhas amigas" 
A premissa trata de assuntos intensos, mas com uma tenuidade impressionante.  O livro aborda temas como: relações familiares, autoconhecimento, perdão e a importância de uma amizade.
Não esperem um romance de tirar o fôlego. O romance aqui é quase etéreo, mas me agradou da mesma forma.
A capa é lindíssima. Inclusive, ela é bem sugestiva, assim como o título. Mas só lendo para saber. Recomendo.

Um comentário:

  1. Olá Jacqueline,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, nunca me despertou interesse até ler a sua resenha, sem dúvidas vai para a minha lista de desejados.....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Fique a vontade para comentar.Será muito bom saber o que você pensa...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...